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Até ao final deste mês
e somando todas as ‘vantagens’ concedidas, o Focus pode custar menos 5.245 €. Este valor pode ser encontrado, adicionando ao desconto comercial (2.400 €) os 1.000 € descontados na lista de opcionais, e os 1.845 € caso opte pelo financiamento da Ford Crédito. Em termos de modelo e se pensarmos nas alterações estéticas no exterior, percebemos de imediato que a carrinha Focus é apresentada com mais evoluções no interior, que continua a conceder a volumetria de 476 litros na bagageira (com mini pneu de reserva – 102 €), podendo este valor passar aos 1.502 litros mediante rebatimento dos assentos e apoios de costas traseiros. A operação é fácil e garante um piso plano na bagageira.

Preço-base

ISV

IVA

Despesas

Chave na mão

IUC

19.895,04

2.534,98

5.194,98

27.589,00*

133,10

* versão padrão sem despesas administrativas

 

O acesso ao habitáculo é bom, ainda que aos lugares dianteiros, os topos do painel frontal sejam demasiado intrusivos, em especial para quem se sentar ao volante. Esta é uma das manobras que exige habituação. Uma vez no interior, percebemos a riqueza dos equipamentos de série, tanto no capítulo da segurança como na funcionalidade e sistemas de apoio à condução. Entre outros, destacamos os faróis de nevoeiro, os “airbags” frontais, laterais e laterais de cortina, o ar condicionado, o ordenador de dados do veículo e viagem (modos 1 e 2)e o Sync 3 com visor de 8”. Na carrinha Titatinum que conduzimos e como opcional (762 €), ao Sync 3 estava associado um SonyCD+sistema de som premium com subwoofer e 10 altifalantes. Outro dos opcionais que apreciámos foi a utilização do visor para apresentar as manobras de marcha-atrás (203 €). Nos equipamento ‘invisíveis’ e de série, destacamos três: o ABS, o ESP que inclui o EBA e o controlo de vectorização de binário. Estes três últimos contribuem para a segurança activa e bom desempenho dinamico desta Focus, através do anti-bloqueio das rodas nas travagens, no controlo da estabilidade e na gestão da aceleração e binário do 1.5 TDCi de 120 cv.

 

Manutenção Programada

Focus 1.5 TDCi 120 cv

O bloco de quatro cilindros em linha 1.5 é um Diesel Euro 6 com sobrealimentação por turbo de geometria variável, conduta comum (“common rail”), injecção directa, catalizador por oxidação, sistema de recirculação de gases de escape e filtro de partículas. Mediante tal “cocktail” de tecnologia que acompanha as mais recentes tendências, este motor concede reduzidos consumos de combustível e emissões de poluentes. Em alguns casos, essas tecnologias reflectem-se nos custos de manutenção programada. No entanto, nos Ford e como constamos, os preços dos opcionais são muito competitivos. E o mesmo acontece com os custos da Manutenção Programada.

20.000 km ou 12 meses

180,00 €

40.000 km ou 12 meses

290,00 €

60.000 km ou 12 meses

290,00 €

80.000 km ou 12 meses

290,00 €

100.000 km ou 12 meses

180,00 €

Total

1.230,00 €

Desta vez não foi preciso rodar a chave e com esta no bolso, foi só carregar no botão. De imediato nos apercebemos que o Diesel está muito bem filtrado do habitáculo, tanto em termo de ruído como de vibrações. Aliás, nestas duas alíneas e em nossa opinião, estamos num dos melhores automóveis do segmento, e com valores de sonoridade muito próximos dos tais “premium” do segmento acima. No tocante a acelerações e reprises, não reconhecemos estaleca nas primeiras nem fulgor nas segundas. No entanto, ao escrutinar a tabela de preços, fomos encontrar uma referência “powershift” e por mais 1.525 paus é capaz de ser muito interessante, explorar estes 120 cv. Todavia, a gestão do motor e vectorização do binário, concedem a esta Focus M6 um comportamento dinâmico muito interessante. Ao passar de relação, muitas das vezes, o motor não perde mais do que 500 rpm, ou seja não sai da faixa de utilização mais favorável. Em termos dinâmicos isto significa alguma disponibilidade do motor acima das 1.500 e até às 3.600 rpm.

O desempenho das suspensões e sistema de travagem, deixaram-nos boas impressões, enquanto alguns ângulos de visibilidade, foram eficazmente ‘complementados’. Uns através do visor central do Sync 3 no caso da marcha-atrás, outros mediante informação sonora captada pelos sensores. Num breve contacto ao volante, obtivémos consumos de 5,6 litros/100 km à média de 51,0 km/h num percurso misto (AE, EN, Urbano). Uma nota final para dois opcinais: o “pack driver III” que iclui sistema de estacionamento perpedicular e longitudinal (661 €) e o “pack led” que por 1.169 € garante faróis bi-xénon adaptativos e direccionais e iluminação interior com leds multicolor.


Gostámos –

Gostámos +

-alguns ângulos de acesso e visibilidade

– Comportamento dinâmico

– Conforto de rolamento

– Equipamentos de série e segurança activa

– Materiais e finalização

– Arrumos e funcionalidade no interior

Ficha técnica

Ford Focus 1.5TDCi Titanium SW

motor

4 cil CR Euro 6 +TGV+KAT+EGR+DPF

potência kW(cv)/rpm

88,2 (120)/3.600

binário Nm(kgm)/rpm

270 (26,5)/1.750~2.500

transmissão

manual de seis relações

Jantes – pneus

17” – 215/50R17