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O acesso à bagageira de 430 litros pode ser automatizado, num automóvel que concede boas acessibilidades ao habitáculo.

Num passado recente, os construtores e o automóvel têm sido alvo de profundas alterações. Os vectores ambientais, as orientações do negócio e as formas de interpretar os conceitos, também mudaram. Na actualidade, quando se fala em motorizações híbridas, podemos estar a falar de motores a gasóleo ou gasolina e, em qualquer um destes, além da economia de utilização e impacte ambiental, podemos pensar em dinâmicas arrebatadoras, tanto nas vertentes do gosto pela condução como pelo requinte da utilização. Os 500 da Lexus reflectem tudo isto, mediante associação das mais recentes tecnologias à criatividade das formas e requinte das funções.

No caso do LS vale a pena recuperar um pouco do historial da Lexus, que começou com um requintado e imponente “sedan” (LS 400 1989), num momento em que a fasquia se encontrava alta, com o Classe S a dominar vários mercados. No americano, para o qual os japoneses prepararam o Luxury EXecutive for US, além do requinte concedido pelo espaço e assentos – de fazer inveja a qualquer sofá Connolly em clube inglês – os nipónicos prepararam um arrojado programa de assistência após-venda, anulando a imobilização do automóvel. Por outras palavras, o utilizador de um LS, teria sempre um modelo à disposição, tanto nas fases de manutenção como de qualquer outro serviço.

 

No entanto e ainda num registo de historial de marca, vale a pena recordar nas carroçarias de quatro portas, o lançamento de duas versões do IS: a 220 e a 250 esta última a primeira e única versão Diesel que passou pela marca. Sóbrios quando vistos do exterior, os IS trouxeram à marca a desportividade e a envolvência, mais tarde refinadas com outros modelos. Com o novo LS 500h, a Lexus conseguiu inverter alguns pressupostos e disponibilizar 10 versões com preços entre os 130.150 a 178.150 €. Num breve contacto ao volante, fomos conhecer o Luxury com inserções de madeira.

preço-base

isv

iva

despesas

pvp

iuc

112.654,00

8.607,00

27.889,00

149.150,00*

558,62

*inclui despesas de legalização e transporte

 

Os assentos posteriores contam com três posições e uma multiplicidade de funções que concedem exclusividade na utilização

Num automóvel e de uma forma geral, os lugares mais cobiçados são os da frente. No entanto, neste Lexus demos conta que este pressuposto se inverte, e os lugares mais apelativos são os traseiros. É nestes que encontramos as melhores cotas de habitabilidade, o melhor apoio para as costas e braços e uma profusão de ajustes, que nos transportam para outra dimensão, no que diz respeito ao conforto de rolamento e vida a bordo. E tudo começa nos acessos.

Consoante versão e quando equipados com suspensão pneumática, os LS 500h concedem um precioso auxiliar de acesso, que baixa o automóvel em 400 mm, logo que se destranca. Ao accionar a chave de ignição, o automóvel repõe a cota de altura que, fagora mais baixa (15,2 mm).

 

Em relação aos assentos traseiros, existem três posições predefinidas: “Business”, que podemos considerar como a convencional; “Entertain”, na qual o banco é reclinado para visualização confortável do ecrã de entretenimento; “Relax”, que estende o otomano para as pernas, reclina profundamente o encosto do banco e move o assento do passageiro dianteiro para uma posição avançada para assegurar o espaço máximo para as pernas (1.022 mm, 86 mm mais do que no LS anterior). Quando o passageiro chega ao seu destino, o banco regressa automaticamente à sua posição normal assim que a porta traseira é aberta, permitindo uma saída fácil e confortável. Os assentos traseiros estão disponíveis com regulação em 22 posições, incluindo apoio das costas, bacia e zona pélvica, além de extensão de otomano. Com um máximo de 48º graus, o ângulo de reclinação do banco traseiro é igualmente líder nesta classe. A Lexus consultou especialistas em massagem japonesa “Shiatsu” que proporciona o nível certo de pressão do polegar nos lugares certos para ajudar o ocupante a relaxar. Para os assentos dianteiros, existem cinco programas de massagem, que podem ser selecionados usando o monitor multi-informação, trabalhando com uma acção centrípeta/centrífuga ou focando nas regiões lombar, superior e inferior do corpo. Para quem conduz, é promovido o relaxamento sem prejudicar o controlo do carro. A função de massagem do banco traseiro também foi melhorada com a área de operação expandida para cobrir as coxas do ocupante, bem como as costas. Em estreia mundial, o sistema inclui aquecimento (ombros e parte inferior das costas) em conjunto com a massagem Shiatsu.

 

As sensações ao volante do LS 500 h, traduzem as inúmeras soluções tecnológicas nas assistência à condução e segurança activa, além de se evidenciarem bons índices de manobrabilidade.

Ao volante da quinta geração e face ao anterior modelo, cedo percebemos as vantagens do aumento da distância entre-vias (+35 mm). Este LS está mais confortável e apesar do comprimento que ultrapassa os cinco metros (5.235 mm) concede bons índices de manobrabilidade, devidos à função direccional das rodas traseiras. Até aos 80 km/h estas têm uma deriva oposta às da frente, enquanto acima dos 80 km/h todas as rodas viram para o mesmo lado. As sensações ao volante também mudam de acordo com a velocidade, devido à variação da desmultiplicação. Mediante este sistema, e nas manobras, é preciso rodar menos o volante, daí que a percepção e a realidade se tornem numa agradável coincidência. Ainda ao volante, vamos percebendo de que forma os sistemas se tornam perfeitos auxiliares das tarefas de quem conduz, quer em termos de eficácia como de segurança activa. Num breve contacto ao volante e no habitual percurso misto (AE+EN+Urbano) à média de 47,0 km/h registámos 8,9 l/100 km de consumo de combustível.

Noutros números igualmente importantes, a garantia geral é de cinco anos ou 160.000 km consoante o que ocorrer primeiro, enquanto para o sistema híbrido (inclui bateria) a garantia é de 10 anos, validados anualmente nas revisões a cada 30.000 km ou dois anos de manutenção intermédia.

Gostámos –

Gostámos +

– Funcionalidade dos comandos tácteis

– Comportamento dinâmico

– Conforto de rolamento e manobrabilidade

– Sistema híbrido + Multi Stage + 10 V

– Equipamentos e sistemas de segurança activa

– Economia de combustível e autonomia

Características técnicas

Lexus LS500h Luxury + inserções de madeira

motor

V6 cil 3.456 cc – 24V, VVT-i Euro 6

potência kW(cv)/rpm

219,9 (299)/6.600 + 132 kW motor eléctrico na frente = 359 cv

binário Nm (kgm)/rpm

348 (34,1)/4.900 + 300 Nm

transmissão

traseira e dianteira – Híbrida multi-stage

jantes – pneus

20” – 245/40 RF 20