Download PDF

i 30 tourer lateral mov

Hyundai i30 SW Style 1.6 CRDi 

Uma das diferenças nos automóveis coreanos, tem a ver com a evolução estética. A outra, identifica os sinais de modernidade, com estes a contribuirem para os tornar mais funcionais. Nos preços, a i30 SW está cada vez mais igual às referências do mercado, remetendo a competitividade para as campanhas ou descontos.

Há duas décadas atrás, eram muitas as diferenças entre os automóveis Hyundai e os modelos europeus. Todavia, com a apresentação do primeiro Accent (1995), ficou o compromisso de chegarem ao “top ten” dos construtores mundiais, no espaço de uma década. Esse objectivo foi cumprido e, 10 anos depois, assistimos à renovação da gama, que irá ter mais modelos e mais versões. Designado como “product momentum 2017” este revela a comercialização de 22 modelos, além da presença nas competições (ralis e velocidade). Ao analisar a i30 SW e algumas das características da gama, percebemos que a evolução verificada, vai muito para além da estética. Para ter esta proposta Euro 6, é necessário desembolsar 28.882,38 €. Este valor garante chaves na mão, garantia de cinco anos e, até finais de Outubro, uma campanha específica no valor de 3.000 €.

Os equipamentos de segurança passiva e a modularidade do habitáculo fazem parte dos pontos fortes da i30 Style

Consoante versões, estão disponíveis as luzes direccionais, a transmissão automatizada de dupla embraiagem e sete relações, os sistemas de controlo de estabilidade em função da aceleração e travagem (VSM) ou dinâmica (ESC), o visor (4,3”) informativo para as funções de navegação, áudio, entre outras.

De série nesta carrinha, o compromisso da segurança passiva, mediante a colocação de sete “airbags” (frontais, laterais, cortina) e uma bagageira flexível na volumetria e extensível na modularidade. Com vários espaços para arrumos e num automóvel que não chega aos 4,5 metros (4.485 mm) a bagageira concede 528 litros, valor modulável para os 1.642 litros, mediante rebatimento das costas dos assentos traseiros, que deixam um fundo plano. Os assentos traseiros, ficam na vertical e encostados à parte posterior dos assentos dianteiros, diminuindo o comprimento útil para bagagens. No entanto, face às dimensões exteriores/interiores, consideramos muito boas as volumetrias desta carrinha, tanto na bagageira como nos arrumos.

A habitabilidade da i30 Tourer está associada aos fáceis acessos para passageiros e bagagem

O acesso ao interior desta carrinha é bom e, para quem se sentar ao volante, existe espaço em várias cotas, com particular ênfase no espaço para os pés/pedais. Neste, encontramos um útil apoio para o pé esquerdo, além do espaço já referido. Com o volante e assento ajustado para um condutor com 1,80 metros, o espaço atrás permite alojar dois adultos com a mesma estatura, e ainda sobram uns centímetros para as pernas. i 30 tourer instrumentosNo tocante à ergonomia, deparámos com algumas soluções que gostámos menos. O volante tem alguns comandos satélite, mas não nos pareceram estar na melhor posição, e o mesmo acontece com os comandos das luzes, colocados na mesma que se utiliza para os indicadores de mudança de direcção.

Sem se evidenciar nas acelerações ou reprises, a motorização concede uma boa utilização em vários regimes

Num breve contacto ao volante e num percurso misto, obtivémos um consumo de 5,8 litros/100 km à média de 62 km/h. Estes valores, são em parte conseguidos devido ao bom equilíbrio entre o motor de 136 cv e a transmissão de seis relações, ainda que o selector seja pouco preciso no manuseamento. Acima das 1.500 rpm o motor concede andamentos agradáveis, revelando bons índices de aceleração e reprise. O conforto de rolamento é bom, devido à eficácia das suspensões e ao bom isolamento do habitáculo, no qual gostámos mais da finalização do que dos materiais empregues. Bem equipada, esta carrinha Hyundai pode ser comparada com referências europeias, perante as quais não se diferencia (consoante versão) dos valores a pagar para ter a chave na mão. No entanto, se alguns detalhes contribuem para a diferença, outros tornam esta carrinha igual.

Gostámos –

Gostámos +

– Ergonomia de alguns comandos

– Espaço e habitabilidade

– Conforto de rolamento

– Gestão e modularidade da bagageira

– Ângulos de visibilidade

– Equipamento versão Style 136 cv