Download PDF

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) fez o balanço do mercado e indústria automóvel em Portugal, em 2014, assim como as perspectivas para 2015. Em 2014, o mercado automóvel teve um crescimento de 36,1% face ao ano de 2013. Apesar do crescimento registado, o mercado em 2014 ficou 32% abaixo da média dos últimos quinze anos.

É, todavia, de salientar o efeito positivo de a receita do ISV (Imposto Sobre Veículos) ter tido um aumento de 32% (para 466 milhões de euros) face a 2013. Este foi o maior aumento percentual de receita de todos os impostos indirectos. No que respeita ao Sector da indústria automóvel, este continua a ser o primeiro sector exportador do país, com uma taxa de cobertura das importações pelas exportações, de 88,3%. Esta taxa é superior à média nacional.

Em 2015 a ACAP irá reunir-se com os diversos partidos políticos para apresentação das suas propostas, tendo em vista a realização de eleições legislativas. É de salientar a proposta de criação de um Grupo de Trabalho Interministerial, com o objectivo de reformular o processo de legalização automóvel que, neste momento, é repartido por três Ministérios.

568

Este ano a ACAP pretende reunir com os partidos políticos e apresentar novas propostas legislativas

Este Grupo deverá ter em consideração as melhores práticas europeias.