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Mazda3_hatchback_still_15Nestes últimos anos a Mazda tem vindo a apresentar diversos conceitos que, de forma consolidada, contribuiram para mudar a imagem da marca japonesa. Além da mudança de imagem e de uma comunicação mais assertiva, é perceptível a evolução encontrada na gama, sendo disso exemplo o novo 3, disponível nas carroçarias “Coupé” de quatro portas e “Hatchback” de cinco.

Em nossa opinião, o modelo familiar evoluiu em todos os sentidos! A rigidez torsional da carroçaria melhorou significativamente, saíndo beneficiado o desempenho dinâmico do automóvel. O esperado Diesel, também está disponível com dois níveis de emissões de CO² (99 ou 114 g/km) e igual número de escolhas nas transmissões manual ou automatizada, estando esta última apenas disponível para a silhueta de cinco portas. A qualidade percebida através dos materiais empregues e finalização, estão agora mais próximas das referências nipónicas e europeias, tendo o importador mantido uma tabela de preços competitiva em termos de mercado. Sem as despesas administrativas, a solução menos dispendiosa começa nos 24.764,10 do Evolve de 105 cv.

Preço-base

ISV

IVA

Despesas

Chave na mão

IUC

23.760,54

3.482,61

6.267,03

33.515,00

142,12

 

Mazda3-1.5_30Nesta versão “Excellence” fomos encontrar diversos equipamentos, que contribuem para bons padrões de segurança, conforto e requinte. Um dos itens é o i-activesense que inclui sistemas periféricos ao veículo e que contribuem para a segurança activa, como a proximidade de objectos que possam obstruir a trajectória do veículo, evitar ou minimizar os embates frontais, a saída da faixa de rodagem, a visualização nas manobras de marcha-atrás, o controlo dos máximos, entre outros. Na travagem, o ABS é complementado por funções como a gestão electrónica da força de travagem, os controlos de tracção e estabilidade, e monitorização da pressão dos pneus. A estes sistemas que contribuem para o refinamento na condução, junta-se a carroçaria Skyactiv que contribuiu para conquista das cinco estrelas EuroNCAP.

 

Aos comandos

Mazda3_hatchback_2013_action_08A inclinação do pilar ‘A’ influencia e condiciona as acessibilidades aos lugares dianteiros, nos quais se encontram poucos espaços para arrumos. Uma vez no interior, encontrar uma boa posição de condução foi fácil. Nos assentos, os comandos eléctricos facilitam o acerto, enquanto os ajustes dos assentos, volante e coluna de direcção, garantem uma boa ergonomia. Em termos de visibilidades, a forma afilada de alguns elementos da carroçaria condiciona os ângulos, nesta versão colmatados mediante sensores de estacionamento e visualização das manobras de marcha-atrás, esta última com o apoio do visor de 7”. Logo que se coloca o motor em movimento, percebemos que este é um dos Diesel mais silenciosos que está no segmento. E no tocante à suavidade da transmissão automatizada, ficámos agradados com a utilização (também manual) tanto no escalonamento, como no tempo de resposta (acelerações e reprises). Como atrás referimos, existe um conjunto de sistemas que contribuem para a dinâmica e utilização periférica do Mazda 3. O reflexo desses sistemas é perceptível no refinamento ao volante, e conforto de rolamento concedido através das suspensões independentes.

Mazda3_hatchback_still_12Outra das características de que gostámos neste “hatchback” tem a ver com a modularidade da bagageira, que vai dos 364 aos 1.263 litros mediante rebatimento dos assentos traseiros. E quanto a consumos, num breve contacto ao volante, efectuámos 6,1 l/100 km à média de 55,0 km/h.

Gostámos –

Gostámos +

– acessos e ângulos de visibilidade

– Conforto de rolamento

– Refinamento na condução

– Modularidade habitáculo/bagageira

– Economia de combustível/autonomia

– Equipamentos de apoio à condução

Ficha técnica

HB 1.5 Skyactive-D 105 cv Excellence Pack Leather + Pack HT AT Navi

Motor

1.499 cc DOHC common rail +TGV +EGR 16 V

Potência kW(cv)/rpm

77,2 (105)/4.000

Binário Nm(kgm)/rpm

270 (26,4)/1600-2500

Transmissão

Automatizada seis relações

Jantes/Pneus

16”/205 R 16