A marca japonesa de índole exclusivista, nasceu para concorrer com outros modelos ‘topo de gama’ a começar pelos então existentes no mercado americano, no qual as marcas japonesas se posicionaram, com intenção de conquistar quota. Do lado da Honda apareceu a Accura, enquanto a Infiniti foi a aposta da Nissan. A Lexus da Toyota, apareceu com os planos mais arrojados, tanto nas vendas como nos serviços e após-venda. Para o novo modelo e em termos de pesquisa e desenvolvimento, os japoneses resolveram colocar uma equipa a viajar pelo mundo e os resultados estão à vista. A começar pelo sucesso que o modelo tem conseguido no mercado europeu, no qual este Lexus se tornou no mais procurado. Com pouco mais de quatro metros e meio (4.680 mm) este híbrido, conjuga a motorização a gasolina com um motor eléctrico, enquanto o conceito ‘híbrido’ se estende a outras partes do automóvel. É o que acontece quando avaliamos este “sedan” de quatro portas. Em nossa opinião, estamos em presença de um familiar, cujas características desportivas, se associam às vantagens da economia de combustível e autonomia. Num breve contacto ao volante, conseguimos obter um consumo de 6,0/100 km à média de 51,0 km/h.
preço-base |
isv |
iva |
despesas |
pvp chave na mão |
iuc |
33.698,05 | 4.188,13 | — | 1.000,00 | 50.800,00 | 198,80 |
Aceder ao interior do IS 300 h é fácil devido à ampla abertura das portas. No entanto, a posição do pilar ‘B’ e a baixa colocação dos assentos, podem colocar maiores dificuldades de acesso, consoante as fisionomias dos candidatos à condução. Aos lugares traseiros o acesso é menos condicionado face aos da frente, enquanto na traseira, a bagageira de 450 litros permite arrumar objectos mais longos, mediante rebatimento dos assentos traseiros. De volta ao lugar de quem conduz, demos conta de três modos de condução distintos: um aproveitando apenas a energia eléctrica; um outro orientado para a economia de combustível; um terceiro, designado como “sport” que permite ganhar vivacidade evidente. No tocante à visibilidade exterior, as formas angulosas da caroçaria, limitam alguns ângulos de visibilidade. Todavia, a colocação de sensores de aproximação na frente e atrás, além da visualização das manobras de marcha-atrás, minimizam esta característica.
Nos primeiros quilómetros aos comandos do 300, demos conta de uma filtragem muito eficaz, tanto em termos de vibrações como de ruído. O trabalho realizado no habitáculo, torna este Lexus num dos automóveis mais silenciosos do segmento. As suspensões foram revistas, melhorando a eficiência e refinamento da experiência de condução. No entanto, como atrás referimos, este Lexus é baixo e se a esta característica, associarmos a firmeza da taragem mola+amortecedor, rapidamente percebemos que pisos irregulares não figuram na lista das melhores escolhas. Na consola central, um botão rotativo permite seleccionar as escolhas de utilização! No modo eléctrico e sem o motor de combustão, as manobras ou a circulação a baixa velocidade, permitem utilizar o veículo de forma a que o consumo seja ‘0’. No modo económico, o motor eléctrico associa-se ao 2.5 a gasolina e à transmissão E-CVT, agora quase imperceptível. Por outras palavras, o desenvolvimento desta motorização, acabou com aquele típico som do motor a ‘deslizar’ nas rotações. Para quem vai ao volante, a sensação de fluidez e requinte, são uma evidência. No modo “sport” a visualização muda no painel de instrumentos, bem como as acelerações e reprises, sempre com a evidência de uma suavidade e progressão notáveis.
Gostámos – |
Gostámos + |
– reduzida altura ao solo – ângulos de visibilidade para o exterior |
– Economia de combustível e autonomia – Utilização familiar/desportiva – Equipamentos de série e segurança activa – Suavidade da transmissão E-CVT – Manobrabilidade e refinamento na condução |
Características técnicas
Lexus IS 300 Hybrid Executive + |
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motor |
4 cil-16V Atkinson, 2.494 cc Euro 6, DOHC+VVTi+EGR |
potência kW(cv)/rpm |
133 (181)/6.000 + 105 (143) |
binário Nm (kgm)/rpm |
221 (21,6 )/4.200-5.400 + 300 (29,4) |
transmissão |
Traseira, E-CVT |
jantes – pneus |