Download PDF

NewFordFocus_Wagon_01 (1)O novo Ford Focus difere muito do automóvel mais vendido no mundo – de acordo com os dados do construtor –  em 2013 (1.097.618 unidades). Quando fomos à procura das diferenças, descobrimos várias e constatámos que é preciso tempo e alguns quilómetros, para dar conta de tudo o que mudou no “best seller” da marca da oval azul. No TDCI de 120 cv conseguimos obter um consumo de 5,9 litros/100 km efectuando uma média de 59 km/h.

NewFordFocus_Wagon_03

Nas versões Titanium, destaca-se o Sync 2 com visor HD e maior facilidade em aceder às funcionalidades

Na posição de condução e num breve contacto ao volante (500 km), demos conta de que a amplitude dos ajustes é maior face ao anterior modelo, e que os comandos estão melhor posicionados, incluíndo os satélites do volante. Além de melhor ergonomia e mais adequado posicionamento dos comandos, a funcionalidade destes também foi melhorada, com destaque para o Sync 2 em ‘exibição’ numa sala perto de si, e com um visor de 8” de alta definição (de série no Titanium). A funcionalidade do sistema ganhou, essencialmente, na forma mais intuitiva como se chega aos sub-menus e às diversas funções disponibilizadas, com destaque para o áudio, navegação e telemóveis.

NewFordFocus_10

Aexistência de vários sistemas de segurança activa e a melhor filtragem dos ruídos e vibrações, favorecem o novo Focus.

Ao volante, é perceptível que se ganhou algo na motricidade e que, no conjunto, o Diesel 1.5 está melhor filtrado, tanto em termos de ruído como de vibrações. Ainda e sempre, tomando o modelo anterior como referência, a condução deixou-nos a sensação de estar mais refinada, ainda que as suspensões, continuem a não filtrar totalmente as irregularidades do piso, sem comprometer o conforto de rolamento, para o qual também contribui o sistema de estabilidade transitória, que funciona como um ESP (Controlo Electrónico de Estabilidade) pró-activo.NewFordFocus-interior-02

Outra das novidades deste Focus tem a ver com o sistema de estacionamento autónomo, neste caso com a possibilidade de efectuar o estacionamento convencional (em paralelo ao passeio) ou na perpendicular. Mediante o premir de um botão, quem conduz fica a gerir o acelerador e a embraiagem, enquanto o Focus se ‘arruma’ sózinho e com o volante às voltas. Outro sistema interessante é o My Key que permite programar a chave de ignição de acordo com as limitações de velocidade ou impossibilidade de arrancar sem os cintos de segurança colocados.

NewFordFocus_07 (1)No tocante a preços e sem despesas administrativas, as versões carrinha 1.5 TDCI com transmissão manual de seis relações, são apresentadas com valores entre os 25.058 a 26.430 € consoante os níveis de equipamento Trend + ou Titanium. No primeiro destacamos, o ar condicionado, o acelerador automático e os faróis de nevoeiro, enquanto no Titanium destacamos o Sync 2, “pack” visibilidade (faróis médios automáticos, faróis nevoeiro, sensor de chuva, retrovisor interior electrocromático),botão de arranque, e como oferta de lançamento o Pack Driver III que inclui travagem activa em cidade e sistema estacionamento automático, tão eficiente como a robotização que permite a produção de um Focus em 90 segundos.