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A Honda Motor Co., Ltd. anunciou hoje que a produção acumulada do modelo Honda Super Cub atingiu o marco de 100.000.000 de motos. A cerimónia comemorativa realizada na fábrica de Kumamoto-Japão, onde a Super Cub é produzida, teve a participação do Presidente e CEO da empresa, o Sr. Takahiro Hachigo.

A produção em massa da primeira geração da Super Cub C100 teve início em Agosto de 1958 na fábrica de Yamato, no norte de Tóquio. O sucesso imediato nas vendas deste modelo ficou a dever-se a uma diversidade de características: a durabilidade e a eficiência do seu motor a 4 tempos de altas performances e 50 cm³ (por oposição aos motores a 2 tempos que representavam o grosso da produção na altura), bem como o “design” exclusivo baseado num quadro monocoque, uma embraiagem centrífuga que não necessitava de manete e à eficiente protecção para as pernas.

Apesar de ter sofrido diversas melhorias, o conceito básico não se alterou desde a introdução da primeira geração da Super Cub que, com o seu estilo único, viu evoluir os modelos dela derivados. Este é um modelo de tal forma simbólico que em 2014 a Super Cub se tornou no primeiro veículo a obter o título de marca registada tridimensional no Japão. Agora, a produção dos modelos Super Cub é realizada em 16 fábricas espalhadas por 15 países em todo o mundo. Este modelo é vendido em mais de 160 países.

Principais marcos históricos na produção da Honda Super Cub

1958

Início das vendas da Super Cub C100

Motor monocilíndrico OHV a 4 tempos, refrigeração a ar, 49 cm³ e 4,5 cavalos de potência

1959

Início das exportações para os EUA

1961

A produção global acumulada da Super Cub atingiu o marco de 1 milhão de unidades

Início da primeira produção fora do Japão (com base em conjuntos de peças componentes) em Taiwan

1964

Início das vendas da Super Cub C65 (primeiro motor OHC)

1966

Início das vendas da Super Cub C50 (motor OHC)

1967

A produção global acumulada da Super Cub atingiu o marco de 5 milhões de unidades

1974

A produção global acumulada da Super Cub atingiu o marco de 10 milhões de unidades

1983

Início das vendas da Super Cub 50 Super Custom

Obtenção de consumos de 180 km/l (0,55 l/100 km) (valor de teste obtido a uma velocidade constante de 30 km/h)

1988

Início das vendas da Press Cub

1992

A produção global acumulada da Super Cub atingiu o marco de 20 milhões de unidades

1997

Início das vendas da Little Cub

2005

A produção global acumulada da Super Cub atingiu o marco de 50 milhões de unidades

2007

Instalação do sistema de injecção electrónica de combustível PGM-FI da Honda na Super Cub 50, Press Cub 50 e Little Cub.

2008

A produção global acumulada da Super Cub atingiu o marco de 60 milhões de unidades (Abril)

50º aniversário do início das vendas da Super Cub

2009

Início das vendas da Super Cub 110 e da Super Cub 110 Pro

2013

Início das vendas da Cross Cub

2014

A forma da Super Cub torna-se no primeiro veículo a obter o título de marca registada tridimensional no Japão.

A produção global acumulada da Honda atingiu o marco de 300 milhões de unidades